Descrição Técnico

Sumário

  1. O produto. 2

SUS

  1. Processos – Visão Macro. 3
  2. Estrutura do Sistema. 4
  3. Tecnologia. 5

Desenvolvimento

Armazenamento de dados

Arquitetura do sistema

Evolução Tecnológica

Módulo de cadastros

Módulo SAME

Módulo de Gestão de leitos

Módulo Recepção

Módulo de Serviços e procedimentos

Módulo de Agendamento

Módulo de Suprimentos, Controle de estoque

Módulo de Farmácia

Módulo Checagem Pulseira Paciente X Bolsa QT

Módulo Controle de Estabilidade

Módulo Manipulação de Insumos

Módulo Aprazamento e produção de medicamentos

Módulo Faturamento

Módulo Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Módulo de Banco de Sangue e Agência Transfusional

Módulo de Banco de Tecidos

Módulo de Prescrições

Módulo de Centro Cirúrgico

Módulo SADT

Módulo Próteses e Órteses

Módulo Financeiro

Módulo de Controle de Acessos de Visitantes

Módulos Especiais

O produto

O IGH Infoclinic Gestão Hospitalar informatiza todas as áreas do hospital e possui módulos de procedimentos ambulatoriais, recepção, agendamento de consultas, prontuário eletrônico (PEP), prescrições de medicamentos e soluções, SADT, Banco de Imagens (DICOM e imagens comerciais), Gestão de Suprimentos, Gestão de Compras, Farmácia, Banco de Sangue, Agência Transfusional, Centro Cirúrgico, Faturamento (privado, convênio e SUS).

O sistema IGH é totalmente configurável, tornando sua utilização flexível em Hospitais de pequeno a grande porte, particulares ou SUS, além de possuir módulos específicos para Hospitais Pediátricos e Oncológicos.

SUS

Processos – Visão Macro

Estrutura do Sistema

Tecnologia

É aplicado em seus produtos, as melhores tecnologias disponíveis no mercado atualmente.

Desenvolvimento

A ferramenta de desenvolvimento utilizada no IGH é o Delphi. O IGH também possui extensões de seus módulos desenvolvidos em ASP.NET e JAVA.

O Delphi é comercializado pela Embarcadero. O Delphi está no mercado a mais de 20 anos. É uma ferramenta de desenvolvimento que traz segurança e produtividade às fábricas de software.

O Delphi é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor, compatível com os bancos de dados mais conhecidos do mercado. O Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projeto, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web e CTI.

Armazenamento de dados

Atualmente o IGH trabalha com os dois principais SGBDs disponíveis no mercado: Microsoft SQL SERVER e ORACLE.

Enquanto o Microsoft SQL Server proporciona facilidade no uso, flexibilidade e baixo custo, o Oracle apresenta uma estrutura mais robusta e performática.

Arquitetura do sistema

A estrutura do IGH está dividida em três camadas: Apresentação, Negócio e Armazenamento como mostra a imagem abaixo:
Arquitetura 3 camadas é um padrão de arquitetura que descreve como três camadas de desenvolvimento relacionam entre si. Essa arquitetura fornece uma maneira de dividir as funcionalidades envolvidas na manutenção e apresentação de uma aplicação. Foi desenvolvida com objetivo de mapear as tarefas de entrada, processamento e saída para o modelo de interação com o usuário, assim sendo mais fácil mapear os conceitos no domínio de aplicações.

As camadas são:
Camada de Apresentação: tem como função exibir as informações. Usada para receber as entradas e apresentar o resultado, ou seja, é a interface com o usuário.
Camada de Regra de Negócio: responsável por controlar todo o fluxo de informação. Intermediária entre a camada de apresentação e acesso a dados. Nesta camada é executada a regra de negócio (inteligência do sistema).
Camada de Acesso a Dados: é responsável pela persistência e acesso aos dados da aplicação.
Vantagens do modelo de 3 camadas:

Evolução Tecnológica

O produto está disponível na versão web e no modelo híbrido(web/desktop), para garantir uma melhor performance e usabilidade aos usuários e uma maior portabilidade entre os diferentes sistemas operacionais e equipamentos.
O produto também possui um módulo integrado de telemedicina que conta com uma interface web intuitiva e responsiva que dispensa o uso de aplicativos proprietários. Utilizando apenas com o navegador web do celular os pacientes podem utilizar o ambiente de tele consulta
Está disponível a Assinatura do Médico e demais profissionais via Certificado Digital, estando ligada diretamente ao prontuário eletrônico do paciente, podendo assinar prescrição, evolução, receituários etc. Este recurso está disponível para os profissionais da saúde que operam os módulos e que necessitam registrar e documentar com mais segurança os processos realizados junto ao paciente, garantido maior segurança e cumprindo regras da LGPD.

Módulos do sistema

Módulo de cadastros

  1. Cadastro de Pacientes
    1. Registro completo e simplificado com foto
    2. Distinção de doadores de órgãos, doadores de sangue, prevenção e externos
    3. Lista de documentos
    4. Lista de endereços
    5. Registro de responsáveis
    6. Indicações do paciente
    7. Controle de homônimos
    8. Interface com cadastro de CEP
  2. Cadastro de Profissionais
    1. Médicos
    2. Enfermeiros
    3. Outros Profissionais (Nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos etc.)
    4. Lista de documentos dos profissionais
    5. Lista de endereços
  3. Outros cadastros
    1. CNES
    2. Convênios e Planos de Convênios
    3. Fabricantes
    4. Fornecedores
    5. Outros hospitais e clínicas
    6. Laboratórios
    7. Prestadores de serviços
    8. Centros de Custo
    9. Exames
    10. Entidades Externas
    11. Tipos de Consultas
    12. Pacotes de Procedimentos, Materiais, Medicamentos e outros
    13. Protocolos de Prescrição Medicamentosa
    14. Protocolos de Prescrição Intravenosa
    15. Fármacos
    16. Protocolos de Prescrição Quimioterápica
    17. Postos de Enfermagem
    18. Serviços e Kits

Módulo SAME

  1. SAME
    1. Registro do paciente (completo e simples)
    2. Controle de prontuário em papel por código de barras
    3. Estatísticas de atendimento por data, cidade, tipo de recepção x PA x PS.
    4. Estatísticas de atendimento por CID x Sexo
    5. Geração e configuração de etiquetas de utilidade geral
    6. Relatório de indicação de pacientes
    7. Relatório de retorno de pacientes
    8. Relatório de retorno de pacientes recepcionados
  2. Gestão de prontuários
    1. Envio de prontuários
    2. Gestão de prontuários por código de barras
    3. Integração de envio de prontuários com pacientes agendados
  3. Módulo acessórios
    1. Avisos, dívidas e documentos
    2. Visualização de informações básicas
    3. Visualização de histórico de PEP
    4. Agenda telefônica com paciente, médicos, fornecedores, etc.
    5. Solicitação de guias de convênio
    6. Gestão de guias de convênio
    7. Escala de Profissionais
  4. Resumo da História do Paciente
    1. Resumo – história médica e diagnóstico médico e administrativo
    2. Cópia de diagnóstico (da evolução médica)
    3. Alertas (informações médicas)

Módulo de Gestão de leitos

  1. Leitos
    1. Cadastro e gestão de leitos e postos de enfermagem
  2. Operacional
    1. Internação
    2. Alta
    3. Óbito
    4. Transferência
    5. Transferência Cruzada
    6. Mapa de leitos com relatório
    7. Declaração de quarto higienizado
    8. Relatórios, termos de responsabilidade e normas do hospital
    9. Indicadores de Ocupação (planilhas e gráficos), diário e mensal (Gerenciador Hospitalar).

Módulo Recepção

  1. PS e PA
    1. Atendimento
    2. Emissão de ficha de trabalho – etiqueta
    3. Encaminhamento
    4. Emissão de FAA (SUS) ou Atendimento (Privado)

Módulo de Serviços e procedimentos

  1. Solicitações
    1. Solicitação de procedimentos e honorários SUS
    2. Solicitação de procedimentos e honorários Convênio – integrado com à gestão de guias.
    3. Configuração por centro de custo

Módulo de Agendamento

  1. Agenda
    1. Agenda diária
    2. Configuração padrão da semana
    3. Configuração de exceção por dia
    4. Gestão de log de alteração de compromissos
    5. Disponibilidade
    6. Mapa de salas – visão macro (Exemplo: Salas de Ultrassom x Horários).
    7. Avisos e comentários para uma determinada data
    8. Controle de heparinização
    9. Controle de chegada e “em consulta”
    10. Controle de primeira vez
    11. Controle de paciente com compromisso no dia.
    12. Controle de limite de compromissos, regras de permissão para encaixe
    13. Agenda Cirúrgica
    14. Agenda Quimioterápica
    15. Agenda de Terapias
    16. Follow-Up
    17. Plano de Agenda
    18. Programação de Dias
    19. Programação de Padrões Semanais
    20. Programação de Horários Por Acomodação
    21. Cadastros de Status dos Agendamentos
  2. Agenda centralizada
    1. Agenda eletrônica – central de agendamento de exames (SADT)
  3. Salas
    1. Definição de tipo de sala
    2. Segurança de acesso sala x usuário (regras de acesso)
    3. Consultórios clínicos, quimioterápicos, radioterápicos, exames SADT, salas de revisão.
  4. Relatórios
    1. Agenda dia
    2. Agenda cronológica
    3. Agenda cronológica
    4. Listagem de Pacientes e Salas
    5. Agenda por profissional
    6. Agenda resumo por tipo de sala (mercado, chegou e atendido)
    7. Quantificação de atraso – espera.
    8. Estatísticas

Módulo de Suprimentos, Controle de estoque

  1. Estoque
    1. Arquitetura para múltiplos estoques
    2. Parâmetros de estoque: Nível potencial, estoque de segurança, consumo médio, ABC, XYZ
    3. Estoque Central e Satélite
    4. Gestão de preços – PMF (preço médio fiscal), PMG (preço médio gerencial) e PMU (preço médico único no mês)
    5. Cadastro de medicamentos e materiais
    6. Classificação por tipo, grupo e subgrupo (TGS)
    7. Rastreabilidade de lotes e suas validades
    8. Vínculo com Brasíndice e SIMPRO
    9. Habilitar e desabilitar fornecedores
    10. Integração Bioanexo
    11. Controle e segurança de modificação de registros passados.
  2. Gestão de compras
    1. Solicitação de compras: automática ou manual, envio de e-mail a central de forma automatizada
    2. Cotação: produtos solicitados, fornecedores, automatização geração de pedido de compra automático
    3. Pedido de compra integrado com financeiro (contas à pagar)
  3. Gestão de Suprimentos
    1. Entrega (Controle de entregas pendentes e gestão de fabricantes e lotes)
    2. Quebra (Perdas)
    3. Solicitação de Transferência
    4. Transferência
    5. Consumo (Por paciente e por centro de custo)
    6. Inventário
    7. Quebra (Perdas)
    8. Solicitação de Estorno
    9. Estorno (manual ou por código de barras)
    10. Reposição de estoque. Central (gera solicitação de compras automaticamente administrando o estoque virtual). Satélite (gera solicitação de transferência automaticamente). Processo automático por ponto de reposição
    11. Série histórica (compras, fornecedores, entregas, preços e descontos, últimas compras em cotação)
    12. Analisador de insumo
    13. Analisador de suprimentos (insumos com estoque abaixo do estoque de segurança, insumos x validade de vencimento, visão do que está sendo comprado, entregas previstas, compras e entregas parciais, solicitações de compras sem cotação e cotações em aberto).
    14. Relatório de Estoque on-line
    15. Relatório de consumo por centro de custo e por paciente.
    16. Relatório de curva ABC
    17. Relatório de extrato de movimentação de item (sequência temporal de acontecimentos por hora, usuário e operação realizada com rastreabilidade)
    18. Relatório de posição de estoque analítica e contábil
    19. Relatório de rastreamento de lotes e pacientes
    20. Relatório de rentabilidade material – medicamento.
    21. Relatório comparativo de solicitado e dispensado.
    22. Relatório de rentabilidade de quimioterapia, paciente ciclo – dia.

Módulo de Farmácia

  1. Gestão
    1. Gestão de estoques
    2. Gestão de medicação, interações e dosagem
    3. Controle de produção
    4. Emissão de etiquetas de quimioterápicos: pulseira, bolsas e doses.
    5. Produção de Quimioterápicos: otimizando doses, inclusão de kits e controlando lotes a serem dispensados
    6. Automação e gestão de dispensação de quimioterápicos por código de barras
    7. Gestão de quimioterápicos produzidos, não produzidos ou parcialmente produzidos.
    8. Controle de consumo de medicamentos – Portaria 344.
    Módulo Checagem Pulseira Paciente X Bolsa QT
  2. Pulseira Paciente
    1. Identificação do paciente e identificação da bolsa X tempo da quimioterapia

Módulo Controle de Estabilidade

  1. Controle de Estabilidade
    1. Controle da estabilidade do fármaco
    2. Manipulação do lote em uso

Módulo Manipulação de Insumos

  1. Criação de novo insumo
  2. Criação de novo lote com recalculo automático da data de validade
  3. Utilização do insumo criado em outros partes do sistema
  4. Fabricante é a própria entidade
  5. Relatório de manipulações

Módulo Aprazamento e produção de medicamentos

Módulo Faturamento

Módulo Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

  1. PEP
    1. Evolução clínica e internação configurável
    2. Antecedente configurável
    3. Medicação em uso “no lar”
    4. Exame físico configurável
    5. Impressão Médica e Conduta
    6. Encaminhamento
    7. Sinais Vitais
    8. Integração Médico – Enfermagem
  2. Diagnóstico
    1. Multidiagnóstico: CID10, CID-M, CID-O
    2. Toxicidade (CCT – Critérios Comuns de Toxicidade)
    3. Estadiamento adulto padrão UICC/AJCC
    4. Diagnóstico oncopediátrico (como Cure4Kids)
  3. Segurança
    1. Segurança de acesso ao PEP
    2. Restrição de alteração após assinatura médica
    3. XML dual para certificação
  4. Relatórios
    1. Prontuário
    2. Emissão de receitas, atestados e internações
    3. Solicitação de Exames
    4. Resultado de Exames: Manual, Automático e Integrado ao PEP.
    5. Pesquisador inteligente (fonético). Por diagnóstico, medicamento, protocolo – tratamento.
  5. Prontuário de Imagens
    1. Captura de Imagens JPEG
    2. Interface PACS (Philips, projeto especial)
    3. Mosaico de Imagens
    4. Captura e armazenamento de quaisquer tipos de documentos.
  6. Solicitação de Exames complementares (SADT)
    1. Exames análises clínicas
    2. Exames de diagnóstico por imagem
    3. Exames especiais (não LAB, não RAD).
  7. Oftalmologia
    1. Acuidade Visual
    2. Reflexos pupilares
    3. Motilidade Ocular Extrínseca
    4. Exame ocular externo e biomicroscopia
    5. P.I.O.
    6. Oftalmoscopia
    7. Escavação – Vertical, Horizontal
  8. Tipo de lente de contato
    1. Pedido
    2. Tipo de lente
    3. Fornecedor
    4. Valor da lente
  9. Outros
    1. Resultados e laudos com sistema de segurança
    2. Possibilidade de interface com equipamentos de análises clínicas
    3. Possibilidade de interface DICOM
  10. Multiprofissional
    1. Gestor de terapias (QT x Farmácia x Enfermagem)
    2. Prontuário eletrônico da enfermagem
    3. Prontuário eletrônico multiprofissional

Módulo de Banco de Sangue e Agência Transfusional

  1. Banco de Sangue
    1. Registro do Doador
    2. Recepção e triagem
    3. Conferência da coleta por código de barras
    4. Coleta e intercorrência
    5. Sorologia
    6. Liberação
    7. Transformação – irradiada, lavada, filtrada
    8. Transferência
    9. Descarte
    10. Histórico da Bolsa
    11. Fracionamento (aliquotagem)
    12. Estoque de Hemocomponentes
  2. Agência Transfusional
    1. Solicitação de Hemocomponentes
    2. Integração com solicitação de cirurgia
    3. Recepção e triagem
    4. Imunofenotipagem
    5. Teste de compatibilidade
    6. Transfusão
  3. Relatórios
    1. Relatórios de movimentação doação e transfusão.
    2. HEMOPROD

Módulo de Banco de Tecidos e Ossos

  1. Solicitação
    1. Ortopedia
    2. Odontologia
  2. Processamento
  3. Captação
  4. Gestão do Estoque
    1. Armazenamento
    2. Por tipo de tecido
    3. Estoque On-line
    4. Processo por código de barras
    5. Histórico do tecido (rastreabilidade)
    6. Processamento II (Aliquotagem e Poll)
    7. Inventário
    8. Descarte com boleto de SVO
  5. Processo de envio do tecido
    1. Reserva
    2. Dispensação
    3. Transplante
    4. Declaração de Reações adversas
    5. Declaração de não conformidades
  6. Fila de transplante (Ortopedia)
    1. Por grupos cirúrgicos (quadril, ombro, joelho, etc.)
    2. Por tipo de tecido

Módulo de Prescrições

  1. Prescrição ambulatorial
    1. Prescrição de agudos e crônicos
    2. Auxílio de medicamentos mais utilizados pelo médico
  2. Prescrição internado
    1. Tipo de prescrições: Internado, Hospital dia, PS, Pré e Pós internação
    2. Dieta
    3. Sinais vitais
    4. Intravenosa
    5. Medicamentosa
    6. Formulações
    7. Nutrição Parenteral
    8. Avisos de enfermagem
    9. Cópia de prescrição (com segurança e considerando tempos de CCIH)
    10. Padronização de fármacos e seu controle
    11. Padronização de horários
    12. Cálculo automático de doses por KG, SC e outros.
    13. Interação medicamentosa
    14. Bloqueio de medicação
    15. Tempo e dosagem
    16. CCIH
    17. Reações Adversas
    18. Informações sobre fármacos
    19. Relatórios
      1. Doses individualizadas ou unitárias, controle de posto, paciente, leito, estéril, não estéril, tipo de medicamento e horário
      2. Produção intravenosa
      3. Produção de nutrição parenteral
      4. Produção de formulações
      5. Mapa de CCIH
      6. Mapa de medicamentos com prescrição alterada
      7. Mapa de dietas
  3. Prescrição e Produção de Quimioterapia
    1. Prescrição
    2. Cadastro de protocolos quimioterápicos
    3. Cálculos automáticos e AUC
    4. Protocolos sobre responsabilidade da instituição
    5. Programação de ciclos e dias de tratamento.
    6. Dados técnicos e dosagens
    7. Relatório de prescrição diária e resumo de ciclo
    8. Suporte para central de diluição de quimioterápicos
    9. Informações das doses geradas pelo módulo de prescrição oncológica
    10. Kit’s para os medicamentos e procedimentos
    11. Retirada automática do estoque por lote e data de validade
    12. Faturamento automatizado de consumo via valorização Brasíndice, Simpro e etc.
    13. Dados clínicos e administrativos do paciente disponíveis no momento da produção (superfície corpórea, dia de tratamento, acesso venoso, visualização dos Kits por medicamento, convênio, cobertura, etc.).
    14. Cobrança por unidade de apresentação comercial ou unidade técnica
    15. Geração de etiquetas e CB: pulseira, tratamento e por medicação
    16. Conferência de código de barras
    17. Controle de Estabilidade
  4. Prescrição de Radioterapia
    1. Prescrição de Tele e Braquiterapia
    2. Cadastro de sítios de lesão e seus campos, quanto tele terapia
    3. Padronização de doses e equipamentos
    4. Controle de doses
    5. Relatório de radioterapia
    6. Agendamento automatizado

Módulo de Centro Cirúrgico

  1. Solicitação de cirurgia
  2. Solicitação de Hemocomponentes
  3. Agenda cirúrgica
  4. Gestão de autorizações
  5. Guia internação
  6. Painel cirúrgico
  7. Cobrança de equipamentos

Módulo SADT

  1. Gestor de exames realizados, assinados e coletados
  2. LIS – Laboratório
    1. Solicitação de exames
    2. Coleta
    3. Recebimento de amostras
    4. Produção e interface
    5. Resultados
    6. Laudário
    7. Assinatura
    8. Gestão de produção LIS
    9. Interface com equipamentos – contratação à parte
  3. DI – Diagnóstico por imagem
    1. Solicitação de exames
    2. Ficha de trabalho do técnico
    3. Ficha de trabalho do médico do laudo
    4. Laudário – com interface DICOM e PACS
    5. Dicionário de dados
    6. Assinatura
    7. Gestão de Produção DI
    8. PACS – com contratação à parte
  4. Exames especiais
    1. Solicitação de exames
    2. Ficha de trabalho do técnico
    3. Ficha de trabalho do médico que realiza o laudo
    4. Ferramenta de laudos – com interface de imagens (DICOM e JPEG)
    5. Assinatura
    6. Gestão de produção Especial

Módulo OPME – Órteses, Próteses e Materiais Especiais

  1. Estoque com controle de série
  2. Relatórios
  3. Integração com AIH
  4. Integração com Faturamento privado

Módulo Financeiro

  1. Controle por entidade
  2. Acesso restrito
  3. Controle de contas correntes
  4. Contas a Pagar
  5. Contas a Receber
  6. Outros
    1. Gestão de emissão de cheques
    2. Movimentação interbancária (transferência entre contas)
    3. Autorização de pagamentos
    4. Conciliação bancária
    5. Fechamento mensal de saldos
    6. Posição de Conta – corrente
    7. Gestão de duplicatas
    8. Gestão de Fornecedores
    9. Controle orçamentário
    10. Gestão de contas
    11. Mapa de RPS (Recibo Provisório de Serviços)
  7. Relatórios
    1. Cronológico com diversos filtros
    2. Por Fornecedor
    3. Duplicatas
    4. Fluxo de caixa
    5. Fluxo gerencial

Módulo de Controle de Acessos de Visitantes

  1. Cadastro de Visitantes
  2. Controle de acesso de visitantes, acompanhantes, fornecedores, administrativo, prestadores de serviço e outros.
  3. Controle do tempo de permanência.
  4. Controle de destino do visitante
  5. Emissão de crachá com código de barras.
  6. Baixa ou encerramento do acesso por código de barras ou manual.
  7. Relatório analítico de visitantes (controles em aberto ou fechado, por paciente, por empresa, por perfil e etc.).

Módulos Especiais

  1. Estatística
    1. Estatística gerencial: agenda, procedimentos, exames (SADT), prescrição internado – visão teórica de prescrição por medicamento, estatísticas de ocupação – somente para hospitais (internação)
    2. Epidemiológico – distribuição de patologias por CID
    3. Produção Ambulatorial
    4. Censo Hospitalar
    5. Produção Médica: por agenda ou por prontuário (PEP)
  2. Business Intelligence
    1. Extração de dados de múltiplas bases de dados
    2. Visões em planilhas e gráficos
    3. Sistema aberto para comportar vários cubos de informação (OLAP)
    4. Contratação à parte – banco de dados Microsoft SQL Server
  3. PCMSO
    1. Programa de controle de medicina e saúde ocupacional
    2. Contratação à parte
  4. Telemedicina
    1. Agendamento, via mobile, pelo paciente, diretamente na agenda do medico
    2. Consulta, orientação e encaminhamento do paciente realizada a distância com o auxílio da tecnologia;
    3. Monitoramento à distância de parâmetros de saúde e/ou doenças;
    4. Avaliação prévia, com aplicação de protocolos, para pandemias e outras doenças crônicas e atendimento de seguimento;
    5. Conversa/comunicação entre multiprofissionais para avaliação de conduta médica e evolução do paciente;
    6. Emissão de receituário eletrônico, com assinatura eletrônica através de certificado digital;
    7. Gravação do áudio/vídeo, com armazenamento em nuvem, registrando o início e fim do atendimento e posterior armazenamento no Prontuário Eletrônico do Paciente, assinado digitalmente pelo médico;
    8. Todos os processos sistêmicos estão dentro das normas estabelecidas pelo ANS, ANVISA e CFM.
    9. Meio de Pagamento através de cartão de crédito e débito, integrado ao faturamento e fluxo de Caixa.