Conceito: Rateio de Gastos é a distribuição proporcional de despesas comuns entre departamentos ou centros de custo.
Para acessar a tela de Rateio, o usuário deverá clicar em Faturamento/Financeiro, em seguida, clicar em Pagar e Receber assim como demonstra a figura abaixo.

Após abrir a tela de contas as Pagar e Receber, o usuário deverá preencher os campos abaixo:

1º – Selecionar Contas a Pagar
2º – Inserir o Valor
3º – Inserir a descrição
4º – Caso haja necessidade, preencher o complemento
5º – Definir para quem irá pagar
6º – Selecionar o centro de custo
7º – Selecionar o Plano de conta Gerencial
8º – Definir a Conta corrente
9º – Definir o tipo de operação
10º – Forma de pagamento
11º – Documento
12º – Salvar
13º Clicar no botão Rateio
Inserindo os Centros de Custo do Rateio
Para inserir os centros de custo, basta seguir os passos abaixo:

1º – Selecionar o centro de custo que será incluído no rateio
2º – Clicar no botão salvar
3º – Inserir um novo centro de custo
4º – Após inserir todos os centros de custo, basta dar dois cliques no campo porcentagem e definir a porcentagem que será rateado por cada centro de custo.
5º – Encerrar rateio
Abrindo um rateio e finalizando

Caso seja necessário fazer alguma alteração, o usuário deverá clicar em Abrir Rateio, realizar a correção e fechar o rateio novamente. Em seguida clicar em ok
Impressão de relatório do Rateio
Para imprimir o relatório do rateio, é necessário clicar na impressora, em seguida em Relatório Rateio de Gastos.

Após abrir a tela de relatório, o usuário deverá selecionar os filtros de acordo com sua necessidade e por final, clicar na impressora.

Modelo de Relatório de Rateio de Custos
