Rateio

Conceito: Rateio de Gastos é a distribuição proporcional de despesas comuns entre departamentos ou centros de custo.

Para acessar a tela de Rateio, o usuário deverá clicar em Faturamento/Financeiro, em seguida, clicar em Pagar e Receber assim como demonstra a figura abaixo.

Após abrir a tela de contas as Pagar e Receber, o usuário deverá preencher os campos abaixo:

1º – Selecionar Contas a Pagar

2º – Inserir o Valor

3º – Inserir a descrição

4º – Caso haja necessidade, preencher o complemento

5º – Definir para quem irá pagar

6º – Selecionar o centro de custo

7º – Selecionar o Plano de conta Gerencial

8º – Definir a Conta corrente

9º – Definir o tipo de operação

10º – Forma de pagamento

11º – Documento

12º – Salvar

13º Clicar no botão Rateio

Inserindo os Centros de Custo do Rateio

Para inserir os centros de custo, basta seguir os passos abaixo:

1º – Selecionar o centro de custo que será incluído no rateio

2º – Clicar no botão salvar

3º – Inserir um novo centro de custo

4º – Após inserir todos os centros de custo, basta dar dois cliques no campo porcentagem e definir a porcentagem que será rateado por cada centro de custo.

5º – Encerrar rateio

Abrindo um rateio e finalizando

Caso seja necessário fazer alguma alteração, o usuário deverá clicar em Abrir Rateio, realizar a correção e fechar o rateio novamente. Em seguida clicar em ok

Impressão de relatório do Rateio

Para imprimir o relatório do rateio, é necessário clicar na impressora, em seguida em Relatório Rateio de Gastos.

Após abrir a tela de relatório, o usuário deverá selecionar os filtros de acordo com sua necessidade e por final, clicar na impressora.

Modelo de Relatório de Rateio de Custos