Suprimentos completo

1.   Suprimentos

O módulo de suprimentos gerencia todos os estoques de insumo do IGH

      Conceitos

 

 .

2.   Política de Estoque

Registros de ajuste e compensação de saldos.

Uma das políticas de segurança sobre o controle de estoque estabelece que uma posição (saldo lógico para um item em relação ao estoque de armazenamento, insumo referencial e lote de fabricação) nunca pode ter um saldo negativo no final de um período contábil.

Foi adotado pelo IGH, devido às políticas de valorização baseadas em preço médio fiscal (PMF) móvel (dinâmico), que a unidade granular para este controle esta representada em um “DIA” (PMF e PMG on-line).

Por tal motivo ao final do dia o controle requer que todas as posições de estoque possuam saldos não negativos.

Existe no marco lógico, duas linhas de controle do ponto de estoque, uma analítica, que esta baseada em cálculos matemáticos sobre as transações registradas no banco, e outra estática que representa em um campo a quantidade física no ponto de estoque.

Esta ultima é utilizada em cada uma das transações para verificar se existe saldo suficiente para executar ou não o movimento que o usuário pretende gerar.

Ambos saldos são independentes um do outro o que implica que se todas as transações decorreram normalmente, o processo encerramento de saldos esta sendo executado e o controle de negatividade estiver barrado em ambas das estruturas; existira uma correspondência entre os saldos em ambas as linhas.

Isto e visível tanto no relatório de posição de estoque quanto no relatório de extrato de movimentação de insumos.

Para o saldo estático, o controle sobre saldo negativo é opcional, e pode ser ativada com a habilitação de um gatilho (trigger à função especial dentro do banco de dados que pode ser ativada), que impossibilita a execução de qualquer transação que possa deixar a posição do estoque em valores negativos.

Já no saldo analítico este controle forma parte da sua estrutura e não pode ser removido.

Devido a natureza da composição do saldo analítico, o processo de controle se vale de certas transações de apoio para compensar os resultado negativos decorrentes da falta de controle sobre os procedimentos na hora de registrar as transações, dependente exclusivamente do operador.

Estas estruturas de apoio são as quebras (geradas pelo totalizador), com a particularidade que os valores registrados não incidem sobre o saldo estático. Esta é uma política implícita da estrutura do banco.

Outra particularidade é que estas quebras (geradas pelo totalizador) são auto-compensadas pelo mesmo processo que a criou em quanto o analisador verificar a existência de saldo suficiente para inverter o processo.

O que pode causar a geração de quebras de nivelação e compensação.

Controle de saldo não habilitado sobre a posição de saldo estática.

Esta condição permite registrar transações incidentes sobre uma posição mesmo não existindo saldo suficiente para sua concretização.

Registros retroativos sem base de estoque.

Imagine a seguinte situação:

Insumo X

Saldo Estático: 100.

Data RegistroData DocumentoTipo movimentoQuantidadeSaldo Estático
10/01/200607/01/2006Consumo1000
10/01/200610/01/2006Entrega15001500
10/01/200608/01/2006Consumo501450

Esta situação e perfeitamente normal e valida, já que é possível registrar transações com certo numero de dias de retroatividade (gravar dados passados)

Do ponto de vista do saldo estático, mesmo que este não possua controle sobre negativos, a quantidade remanescente da posição é suficiente para registrar o movimento. No obstante, do ponto de vista do saldo analítico, que visa o fechamento contábil diário, o saldo ficaria composto da seguinte maneira.

Data DocumentoData RegistroTipo movimentoQuantidadeSal Analit.
07/01/200610/01/2006Consumo1000
08/01/200610/01/2006Consumo50-50
10/01/200610/01/2006Entrega15001450

Como podemos observar, no dia 8/01/2006 o saldo da posição é -50, o que vai contra da política de estoque negativo. Para salvar isso o analisador vai gerar uma quebra de nivelação sem incidência sobre o saldo do item

Data DocumentoData RegistroTipo movimentoQuantidadeSal Analit.
07/01/200610/01/2006Consumo1000
08/01/200610/01/2006Consumo50-50
08/01/200610/01/2006Quebra Nivelação-500
10/01/200610/01/2006Entrega15001500

Com tal operação o saldo para o dia 8/01/2006 é zero.

Logo, o analisador verifica que no dia 10/01/2006 existe saldo suficiente no estoque para reverter o movimento de nivelação.

Data DocumentoData RegistroTipo movimentoQuantidadeSal Analit.
07/01/200610/01/2006Consumo1000
08/01/200610/01/2006Consumo50-50
08/01/200610/01/2006Quebra Nivelação-500
10/01/200610/01/2006Entrega15001500
08/01/200610/01/2006Quebra Compensação501450

Com este procedimento o balanço estoque chega a seu saldo físico e as duas linhas de controle, estático e analítico; convergem no mesmo valor.

Como podemos observar, o desvio foi provocada por falta de controle sobre os procedimentos de registro das transações, já que o procedimento correto concluiria em que o registro de entrega deveria anteceder ao consumo.

As diversas alternativas sobre este caso podem decorrer em vários outros desvios ou na geração de quebras subseqüentes com ou sem sua compensação provocada pela falta analítica de saldo na posição de estoque do item.

Cabe aclarar que este controle e executado não somente a nível de insumo ou insumo fabricante mas também a nível de insumo – fabricante – lote.

Relatório de Posição de estoque.

Este relatório tem como finalidade demonstrar uma análise sintética das transações efetuadas sobre cada item. Tendo como unidade mínima de analise o próprio insumo podendo estender seu detalhe ate o nível mínimo de especificação posição de estoque que vem a representar o Lote de Fabricação de um insumo estivado em uma secção física (Estoque) da Entidade atual.

No intuito de abranger o maior numero de possibilidades, para suprir as alternativas de análise que um administrador possa requerer (diversos tipos de relatórios e ordenação), o relatório foi dotado de uma serie de “bandeiras” (flags) e configurações que permitem obter uma quantia considerável de modelos diferentes de analise sobre o mesmo bloco de dados.

Agrupação

O conceito de agrupação esta representado pela granulidade da informação a ser mostrada. Diretamente ligado ao nível de especificarão que o usuário requer das transações realizadas sobre o item de analise.

Para manipular este nível de concentração o sistema propõe 3 opções de agrupação, além do nível mínimo implícito do relatório representado pelo Insumo como item em analise.

Estoque: representa o local físico de estivação.

Exemplo: Quantidade consumida de um item por cada área de armazenamento (estoque).

Fabricante: representa o fabricante do item (nunca seu fornecedor).

Exemplo: Quantidade adquirida de um item por cada fabricante. Lembre-se que no estoque podemos ter um mesmo material ou medicamento de fabricantes e lotes diferentes, com diferentes validades.

Lote: representa uma quantidade de produto envolvido em um ciclo de fabricação, cuja finalidade essencial é a homogeneidade (quem fez, quando fez, por quanto tempo é válido).

Exemplo: saldo analítico e físico de um lote de fabricação de um insumo.

Uma consideração a ter em conta é a dependência linear entre o lote e o fabricante, e por tal motivo não pode existir uma agrupação por lote sem agrupação por fabricante.

Ordenação

Refere-se ao valor pelo qual o listado é ordenado em forma crescente.

Os níveis de ordenação estão ligados a os itens de agrupação (regra do SQL). Isto é assim devido a que a ausência de um grupo indica valores homogêneos para essa coluna de informação, logo, e redundante gerar uma regra de ordenação sobre um campo no qual o valor para todos os registros é o mesmo.

Por cada nível de agrupação adicionado ao relatório são geradas novas extensões na regra de ordenação. E assim é possível um numero elevado de combinações e diferentes pontos de vista para análise comparativa.

Como já foi mencionado, existe um nível mínimo de concentração que esta representada pelo insumo. Isto é extensível também para a regra de ordenação, mas em este caso é adicionado uma classificação em Tipo, Grupo e Subgrupo (TGS), vinculado ao item em análise.

Ou seja, pode-se fazer várias ordenações de acordo com que os filtros ou as agrupações são pedidas, além de organizar pelo TGS.

Seleção do bloco de informação

Para selecionar a quantidade de informação a ser manipulada o relatório propõe uma gama extensa de bandeiras (opões – check boxes) e filtros que permitem criar um numero elevado de combinações.

Estas regras de seleção afetam diretamente a quantidade de informação que vai ser contemplada durante o analise.

Partindo desde a unidade mínima, insumo, ate o conjunto completo de insumos e materiais cadastrados e utilizados pela Entidade em cada um dos centros de custos e unidades de estiva.

Dentre estes flag temos um grupo adicional que possuem em si centras funcionalidades que somadas podem gerar grande numero de registros ou tempo de processamento.

Análise das movimentações no período: Esta opção indica que se requer um resumo de cada tipo de transação efetuada sobre cada unidade de análise.

Uma vez que este processo requer de uma analise direta sobre cada uma das operações registradas no banco de dados, o nível de iterações é muito elevado e conseguinte temos um tempo considerável de processamento.

Para cada item de estudo vamos a obter em termos de resumo:

– Posição Inicial (saldo na data base de calculo do relatório)

– Entregas (entrada de mercadoria)

– Consumos

– Estornos (restituição de consumos)

– Quebras (balanço de quebras positivas e negativas)

– Quebras positivas (saída)

– Quebras negativas (entradas)

– Saldo de Transferências (balanço entre recepção por transferência e saídas por transferência)

– Transferências (saídas),

– Recepções (entradas por transferências de outros centros)

– Total de Entradas

– Total de Saídas

– Saldo Analítico (saldo em base as transações na data tope de calculo do relatório)

– Saldo Estático (posição atual do item)

Dentre outras valorizações e demais detalhes sobre o item de estudo, tais como Tipo, Grupo, Subgrupo, Nome do insumo, Nome do Serviço associado, Nível potencial, Preço Médio Gerencial (ponderado) – PMG, Preço Médio Fiscal – PMF.

E dependendo do nível de agrupação:

– Estoque, Fabricante, Lote, Data de Fabricação, Data de vencimento.

Itens Movimentados no período

Somente serão analisados os itens que sofreram algum tipo de transação (incidente ou não sobre o saldo de estoque) durante o período de analise.

Itens Com Saldo de estoque

Todos os itens que possuam saldo de estoque independentemente se sofreram ou não transações durante o período de analise.

Itens Sem Saldo de estoque

Todos os itens que cujo saldo estático for igual a zero, independentemente se sofreram ou não transações durante o período de analise.

Por fim, estas duas últimas opções juntas indicam a inclusão de todos os itens compreendidos no estoque ou grupo de estoques analisados com sua correspondente especificação.

3.   As Transações Operacionais

      Conceitos

4.   Solicitação de Compra

      Conceitos

Nesta tela fazemos as solicitações de compras de insumos, imobilizados e serviços para o setor de compras. Estas podem ser solicitações Manuais (adicionadas pelo usuário nesta tela), Reposição Automática Simples (executando Repositor Automático) e Reposição pelo ERP (o Sistema faz a reposição de acordo com as configurações automaticamente sem executar nada).

As solicitações são recebidas pelo setor de compras na tela de Cotação, também podem ser avisadas através de E-mail e Boleto.  

Para poder solicitar é preciso que o Centro de Custo e usuário esteja previamente autorizado.

Ao selecionar os insumos podemos definir se desejamos um fabricante em especial para ser cotado e ver se insumo esta em outras solicitações ainda não cotadas.

5.   Cotação

      Conceitos

Nesta tela recebemos as solicitações de compras dos setores autorizados para efetuar esta operação.  Definimos os itens que participarão da cotação e quais os fornecedores homologados para os insumos, o sistema ajuda na decisão do comprador mostrando séries históricas do fornecedor e insumo, e assim que definidos os fornecedores vencedores são gerados pedidos de compras.

Podemos selecionar itens de uma ou varias solicitações para a cotação, além de visualizar ou não itens já cotados.

Os fornecedores do insumo podem ser homologados no cadastro de insumos ou diretamente nesta tela, atualizando o cadastro automaticamente.

Assim que removida a homologação de um fornecedor, só será possível homologar este novamente pelo cadastro de insumos.

Declaramos os valores de cada item e decidimos quais fornecedores serão os vencedores.  Assim podemos gerar os pedidos de compras.

6.   Pedido de Compra

      Conceitos

Esta tela serve para efetuar os pedidos de compra de Insumos (materiais e Medicamentos), Imobilizados (materiais do patrimônio) e Serviços (Suporte Técnico), definindo as formas e datas de pagamentos. Recebemos este pedido automaticamente da tela de Cotação, ou podemos lançar manualmente.

Para poder solicitar é preciso que o Centro de Custo e usuário esteja previamente autorizado.

Nessas telas efetuaremos a finalização do nosso pedido de compra, informando a forma de pagamento do mesmo. Nela encontramos 3 formas de pagamentos: em dinheiro, parcela única e parcelado.  Assim que efetuado um dos três processos, estes lançamentos aparecem no módulo financeiro automaticamente. 

Formas de se pagar:

–  Dinheiro à vista:

–  Parcela única:

–  Parcelamento:

7.   Entrega de Insumos (e Serviços)

      Conceitos

Nesta tela declaramos a entrada dos insumos em estoque e suas respectivas notas fiscais.  Os itens da nota fiscal podem ser importados de pedidos de compras para o fornecedor ou lançados manualmente.

Só podemos dar entrada de itens para estoques Centrais, não permitindo que os estoques Satélites possam ser selecionados. 

Podemos dar entrada em itens através do código de barras do fabricante, desde que este esteja cadastrado.

Ao finalizar a entrega podemos imprimir o código de barras do sistema para identificar o insumo em suas diferentes unidades (caixa, cpd e etc.) e utilizar este no consumo.

8.   Solicitação de Transferência

      Conceitos

Nesta tela recebemos solicitações automáticas geradas pela reposição de estoques satélites e ou manual.

9.   Transferência

      Conceitos

Nesta tela realizamos as transferências entre estoques, principalmente dos Centrais para os Satélites, podem ser importados de solicitações para o estoque ou lançadas manualmente.

10.   Quebra

      Conceitos

Nesta tela declaramos a perda, quebra, retirada avulsa ou ainda acertos de estoques para insumos.

11.   Consumo Por Paciente

      Conceitos

Nesta tela realizamos o consumo de insumos para o paciente através do código de barras (impresso na entrega) onde o sistema já identifica as informações deste, assim como quantidade e unidade, ou manualmente definindo todos os dados.

Os consumos podem ser lançados diretamente ou ser recebidos da tela de Solicitações.

12.   Consumo Por Centro de Custo

      Conceitos

Nesta tela realizamos o consumo de insumos para o Centro de Custo através do código de barras (impresso na entrega) onde o sistema já identifica as informações deste, assim como quantidade e unidade, ou manualmente definindo todos os dados.

Os consumos podem ser lançados diretamente ou ser recebidos da tela de Solicitações.

13.   Produção de Prescrições Quimioterápicas

      Conceitos

Nesta tela todos os pacientes que possuem medicamentos prescritos são mostrados, por data de preparação. 

14.   Inventário

      Conceitos

Nesta tela declaramos a primeira contagem do estoque físico, declarando lotes e quantidades para estes, dando inicio aos trabalhos com o módulo e suprimentos.  Nas contagens seguintes, podemos conferir e atualizar a posição do estoque, com periodicidade a ser definida pela instituição.

15.   Ressuprimento – Reposição de Estoques

      Conceitos

–  Quatro visões:

–  Estoques definir à estoque a ser analisado para ressuprimento

–  Porque assim? O usuário pode definir o estoque a ser analisado para ressuprimento?

Resposta: sim.

–  Resumo simples

Nesta tela o sistema verifica todos os insumos que estão abaixo do nível de segurança nos estoques (Central e Satélite) e dispara uma solicitação de compra automática com a quantidade necessária para atingir o nível potencial do insumo.

Nesta tela o sistema verifica todos os insumos que estão abaixo do nível de segurança nos estoques Satélites e dispara uma solicitação de transferência com a quantidade necessária para atingir o nível potencial do insumo.

16.   Análise Gerencial de Suprimentos

      Conceitos

      Configuração de usuário

Para se ter acesso ao módulo de Análise Gerencial de Suprimentos, em Cadastro de Usuários, precisa-se configurar o direito de “Gerencia Suprimentos”, além do direito de acesso.

17. Catálogo Eletrônico, Séries Históricas e Gráficos

Estas telas estão distribuídas pelos cadastros e processos de suprimentos para visualizar histórias, posições e gráficos.

Catálogo Eletrônico

Como sabemos “tudo o que se vende” ou o “que se usa” numa entidade é tratado como Serviço. Mas um tipo de Serviço especial é um insumo, e dentre eles os Medicamentos. Logo, o Catálogo eletrônico é um pesquisador de Insumos-Serviços.

Como todos os Serviços são classificados em Tipo-Grupo-Subgrupo (TGS), logo no Catálogo eletrônico pode-se pesquisar:

1. Tipo: Medicamentos, Material de Limpeza, Material Cirúrgico, etc
2. Grupo: Medicamento  Antiarrítmico, Antipirético, Antiemético, etc
3. Subgrupo: Medicamento  Antimicrobiano  Controlado, Não controlado

Logo, aqui se pode pesquisar:

  1. Por descrição
  2. Descrição + Tipo
  3. Descrição + Tipo + Grupo
  4. Descrição + Tipo + Grupo + Subgrupo
  5. Se medicamento à pelo nome do fármaco e seu qualificador terapêutico do ATC (ver fármacos)

      Série Histórica de Fornecedor

Aqui pode-se analisar as últimas compras realizadas com um fornecedor, e se necessário filtrar um insumo que pode ser um Medicamento ou um Material.

      Série Histórica de Compras

Uma vez definido um insumo pode-se ver as compras que foram realizadas, fornecedores, datas e os valores unitários das mesmas.

      Série Histórica de Entrega

Um insumo pode ser recebido via compra comum, doação ou consignação. Ele também pode ser recebido via um contrato que define um padrão de entrega. Logo, definido um insumo pode-se ver a série histórica de entregas (vinculadas a notas fiscais de recebimentos).

      Série Histórica de Totalizador

A série histórica do totalizador é uma visão do Totalizador de Estoque Diário. Mostra o Estoque Anterior, Consumido, Entrou, Atual e os PMF/PMG de um conjunto de dias. Internamente, rastreia todos os Lotes e Estoques.

      Posição de Estoque

Uma vez que o IGH é um sistema multi-entidade e multi-estoque, dado um determinado insumo pode-se ver aonde ele se encontra distribuído pela entidade de saúde. Importante: como há rastreabilidade de lotes pode-se seguir os lotes e mais, se controlados os lotes pode-se ver lotes que estão ativos e lotes inativos.

      Gráfico de Consumo (mensal e diário)

      Gráfico de Preço Médio Fiscal e Gerencial (PMF e PMG)

18.   Relatórios

Suprimentos contempla uma grande série de relatórios analíticos, sintéticos e contábeis.

      Consumo

Análise de Consumo por período.

      Consumo ABC

Análise de Consumo ABC é um relatório que gera a Curva ABC por Tipo de Serviço (medicamentos, materiais de limpeza, matérias descartáveis, etc). Uma vez gerada a classificação ABC ela pode ser exportada para o perfil de insumos.

      Extrato de Item

O Relatório de Extrato de Item, como seu nome diz, serve para rastrear um Insumo, por período.

Ele pode ser emitido na forma Analítico e Sintético

–   Analítico:

–  Sintético:

      Kit’s

O relatório de kits’s mostra Serviços x Kit’s. Ou seja, um “Serviço” pode ser um Pacote / Conjunto de Insumos (e ate procedimentos). Logo, um “Serviço” pode ser um Insumo, Procedimento, SADT etc. Mas, pode-se setar o flag (bandeira) como Kit. Neste caso, define-se para este serviço o que ele é composto (ver cadastro de Kit’s). Este relatório imprime os Kit’s e sua composição.

      Lote x Fabricante

O relatório de Lote x Fabricante mostra, sobre limites, para cada Insumo, uma lista de Fabricantes e os Lotes que foram entregues na Entidade.

      Notas de Entrega

O relatório de Notas de Entrega mostra as Notas Fiscais de Entrega de Insumos (suprimentos) declaradas num certo período.

      Posição de Estoque (Analítico e Contábil)

O Relatório de Posição de Estoque serve para analisar Movimentações e Posições de Estoque de um determinado período. Caso deseja-se saber o que aconteceu transação por transação utilize o relatório de Extrato de Item.

Ele pode ser emitido na forma Analítico e Contábil

– Analítico:

–  Contábil:

O relatório de Posição de estoque contábil faz a visão financeira (contábil à fiscal) dos estoques. Logo, deve ser sempre emitido na opção PMF. Mas, caso se deseje ver na forma Gerencial opte por PMG.

Visões:

      Relatório Produção de Pacientes:

    O relatório de produção de pacientes ( produção qt) serve para visualizar todos os insumos produzidos  por período ou em um dia determinado podendo tomar como referencia a data da produção ou a data da prescrição.

      Relatório de Quimioterápicos (QT’s) não Produzidos:

O relatório de quimioterápicos não produzidos traz todos os itens que foram prescritos mas não foram consumidos nas quimioterapias por período.

      Relatório de Quebra :

 O relatório de quebra  traz todos os itens que foram declarados como quebra, por período.

19.   Cadastros de Fabricantes

      Conceitos

Os Fabricantes deverão receber um código único na forma alfanumérica (apelido). Todos os fabricantes cadastrados podem ser ligados a um Plano de Contas Gerencial e um Contábil, se se desejar utilizá-los no módulo de Pagamentos e Contábil, respectivamente.

Para poder entrar em contato com Fabricantes e Fornecedores para cotações, cobranças e etc, é interessante cadastrar os endereços destes.

20.   Cadastro de Fornecedores

      Conceitos

Os Fornecedores deverão receber um código único na forma alfanumérica (apelido). Todos os fornecedores cadastrados devem ser ligados a um Plano de Contas Gerencial e um Contábil, se desejar utilizá-lo no módulo de Pagamentos e Contábil, respectivamente.

Utilize as ferramentas e teclas de atalho descritas no manual de introdução ao sistema para adicionar, editar ou excluir dados.

Para poder retirar relatórios valorizados ou não de planos gerenciais identificamos quais tipos de serviços este Fornecedor fornece.

21.   Cadastro de Estoques

      Conceitos

Os Estoques sempre pertencem a um Centro de Custo e dentro deste Centro de Custo pode haver um ou vários Estoques.  Eles são classificados em dois tipos: Central (que recebe entregas de insumos externos com nota fiscal) e Satélite (que recebe insumos transferidos do Central).  

Utilize as ferramentas e teclas de atalho descritas no manual de introdução ao sistema para adicionar, editar ou excluir dados.

Um estoque pode ser:

–  Tipo:

–  Forma:

Com relação a ressuprimento (recarga de estoque quando este atinge o Estoque de Segurança (ES) temos:

–  Para ressuprimento podemos analisar:

Consideremos que o correto é “todos os estoques”, pois o ES baseia-se em toda a entidade.

Pode-se visualizar os dados dos insumos para o estoque selecionado e também use os filtros de TGS.

Para os estoques centrais os parâmetros do ERP (PERP) ficam cadastrados para a Entidade no cadastro de Insumos (NP, ES, EMax, etc). Já se o estoque for satélite é possível clicar duas vezes no insumo para cadastrar seus parâmetros para este estoque satélite.

22.   Cadastro de Unidades

      Conceitos

As Unidades serão utilizadas em muitos cadastros e processos do sistema, onde temos que tomar cuidado para cadastrar de forma correta e configurar marcando as caixas para definir em quais módulos a unidade deve aparecer.

Utilize as ferramentas e teclas de atalho descritas no manual de introdução ao sistema para adicionar, editar ou excluir dados.

As unidades são muito importantes, principalmente para:

–  Utilizar unidades de Prescrição:

–  Unidades básicas:

23.   Cadastro de Fármacos – ‘Sais’

      Conceitos

O módulo de cadastro de Fármacos refere-se a fármacos, sais, medicamento genérico ou compostos básicos. Normalmente não deve conter apresentações comercias, ou seja, um fármaco pode ter várias apresentações comerciais ou “Insumos Medicamentosos”. Cada fármaco está relacionado a um ATC[1], pode ter vários nomes comerciais e os padrões.

–  Padrões:

–  As bandeiras (flags ou check box) são muito importante:

–  CCIH, SME e SMAC:

[1] ANVISA – agência nacional de vigilância sanitária, órgão do MS (Ministério da Saúde)

–  ATC:

  Infusão:

  Especificação:

24.   Cadastro de Qualificador de Insumos

      Conceitos

Neste cadastro definimos uma quarta forma de qualificar o insumo, já que temos ainda a classificação por serviços (TGS).

Utilize as ferramentas e teclas de atalho descritas no manual de introdução ao sistema para adicionar, editar ou excluir dados.

1.   Importadores de Tabelas Comerciais

      Conceitos

No cadastro de medicamentos e materiais é possível vincular os insumos aos seus respectivos fabricantes, como também localizar o código do Brasíndice ou Simpro, que está embebido no Sistema. Esta tabela pode sofrer atualizações automáticas das versões via disquete através dos importadores.

Selecione onde esta o arquivo da tabela e defina as configurações utilizadas para atualizar.

      Simpro

  Importador Simpro

Selecione onde esta o arquivo da tabela e defina as configurações utilizadas para atualizar.

      AMB

  Importador AMB

Selecione onde esta o arquivo da tabela e defina as configurações utilizadas para atualizar.

26.   Cadastro de Insumos Medicamentosos

      Conceitos

O Cadastro de Insumos Medicamentosos armazena todas as apresentações comerciais de medicamentos, seus fabricantes, relacionamento comercial e parâmetros de compra e consumo.

Pode-se cadastrar as informações como concentração do frasco (se houver), concentrações de infusão na diferentes vias, estoque mínimo e máximo, forma farmacêutica, apresentação e qual diluente é utilizado no caso de reconstituição e diluição do medicamento. É neste cadastro que é feito o vínculo com a prescrição eletrônica que gerará as informações para a produção da Farmácia. É neste cadastro também que é definido os diversos Fabricantes e seus vínculos com o Brasíndice.

Utilize as ferramentas e teclas de atalho descritas no manual de introdução ao sistema para adicionar, editar ou excluir dados.

·         Parâmetros

Nesta tela o IGH obtém algumas informações automaticamente e outras devem ser configuradas pelo usuário para controle do ERP.

·         Medicamento x Fabricante

A definição da marca comercial na prescrição é muito importante e deve manter uma coerência com o nome comercial impresso na conta-paciente.

Definição de Marcas de medicamentos para cobrança

É no momento da vinculação do Insumo (forma comercial) ao Brasíndice que é feito também a definição das marcas que serão cobradas pelo Sistema. O Sistema permite duas possibilidades de cobranças de marcas dos insumos (medicamentos e materiais):

Cobrança das marcas que foram retiradas do estoque na produção dos Kits

Cobrança de uma mesma marca independentemente da marca utilizada (recomendada)

Definição de Marcas de medicamentos a serem prescritas

Para atender as exigências do convênio é necessário manter a coerência entre marca comercial prescrita e cobrada.

·         Classificação do Medicamento

Serviço: é a nomenclatura ‘comercial’ que se liga a várias nomenclaturas técnicas. Um item solicitado na prescrição é um “fármaco” que se liga ao módulo de Estoque e Produção através de uma apresentação farmacêutica que por sua vez é um serviço. Este serviço pode conter um Kit (composição de outros serviços) e deve estar coberto pelo convênio para ser utilizado.

Os Serviços se classificam em tipo, grupo e subgrupo, abreviatura TGS.

O TGS espelha uma divisão física ou lógica do tipo de serviço referido (taxonomia).

Insumos, gerando sua classificação:

Suprimentos:

Análise de custos:

Exemplos de Classificações:

  Tipos

  Grupos – Os grupos são subdiviões dos tipos, p.ex., para Medicamentos temos:

·         Medicamento x Fornecedor

Nesta tela definimos quais fornecedores serão homologados para participar da cotação do insumo, assim como a remoção da homologação do mesmo para sair do processo.

·         Diluição

Aqui definimos que para uma quantidade de medicamento é necessário uma quantidade de diluente.  Assim definimos configurações para prescrição deste medicamento.

·         SUS

Através destes códigos podemos definir a valorização do medicamento junto ao SUS quando este for consumido pelo paciente

·         Dispensação Ambulatório

Aqui restringimos a quantidade de dias que o ambulatório pode dispensar o medicamento para o paciente.

27.   Cadastro de Insumos Materiais

      Conceitos

Neste módulo cadastram-se todos os tipos de materiais:

Deve-se classificar o TGS assim como os parâmetros de consumo e compras. Também se vincula estes insumos a Fabricantes que normalmente, no Brasil, são vinculados à tabela Simpro e vincular os Fornecedores homologados para cotação do material assim como no cadastro de Insumos Medicamentoso.

Utilize as ferramentas e teclas de atalho descritas no manual de introdução ao sistema para adicionar, editar ou excluir dados.