Descritivo Técnico

O produto

O IGH Infoclinic Gestão Hospitalar informatiza todas as áreas do hospital e possui módulos de procedimentos ambulatoriais, recepção, agendamento de consultas, prontuário eletrônico (PEP), prescrições de medicamentos e soluções, SADT, Banco de Imagens (DICOM e imagens comerciais), Gestão de Suprimentos, Gestão de Compras, Farmácia, Banco de Sangue, Agência Transfusional, Centro Cirúrgico, Faturamento (privado, convênio e SUS).

O sistema IGH é totalmente configurável, tornando sua utilização flexível em Hospitais de pequeno a grande porte, particulares ou SUS, além de possuir módulos específicos para Hospitais Pediátricos e Oncológicos.

Tecnologia
 
É aplicado em seus produtos, as melhores tecnologias disponíveis no mercado atualmente.
Desenvolvimento
 
A ferramenta de desenvolvimento utilizada no IGH é o Delphi. O IGH também possui extensões de seus módulos desenvolvidos em ASP.NET e JAVA.
O Delphi é comercializado pela Embarcadero. O Delphi está no mercado a mais de 20 anos. É uma ferramenta de desenvolvimento que traz segurança e produtividade às fábricas de software.
O Delphi é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor, compatível com os bancos de dados mais conhecidos do mercado. O Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projeto, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web e CTI.
 
Armazenamento de dados
 
Atualmente o IGH trabalha com os dois principais SGBDs disponíveis no mercado: Microsoft SQL SERVER e ORACLE.
Enquanto o Microsoft SQL Server proporciona facilidade no uso, flexibilidade e baixo custo, o Oracle apresenta uma estrutura mais robusta e performática.

Arquitetura do sistema

A estrutura do IGH está dividida em três camadas: Apresentação, Negócio e Armazenamento como mostra a imagem abaixo:

Arquitetura 3 camadas é um padrão de arquitetura que descreve como três camadas de desenvolvimento relacionam entre si. Essa arquitetura fornece uma maneira de dividir as funcionalidades envolvidas na manutenção e apresentação de uma aplicação. Foi desenvolvida com objetivo de mapear as tarefas de entrada, processamento e saída para o modelo de interação com o usuário, assim sendo mais fácil mapear os conceitos no domínio de aplicações.

As camadas são:

Camada de Apresentação: tem como função exibir as informações. Usada para receber as entradas e apresentar o resultado, ou seja, é a interface com o usuário.

Camada de Regra de Negócio: responsável por controlar todo o fluxo de informação. Intermediária entre a camada de apresentação e acesso a dados. Nesta camada é executada a regra de negócio (inteligência do sistema).

Camada de Acesso a Dados: é responsável pela persistência e acesso aos dados da aplicação.

Vantagens do modelo de 3 camadas:

Evolução Tecnológica

O produto está também disponível na versão web e no modelo híbrido, garantindo (web/desktop) para melhor performance aos usuários e assim garantindo uma melhor sustentação de usabilidade.

Está disponível a Assinatura do Médico e demais profissionais via Certificado Digital, estando ligada diretamente ao prontuário eletrônico do paciente, podendo assinar prescrição, evolução, receituários etc. Este recurso está disponível para os profissionais da saúde que operam os módulos e que necessitam registrar e documentar com mais segurança os processos realizados junto ao paciente, garantido maior segurança e cumprindo regras da LGPD.

Módulo de Agendamento

  1. Agenda
  1. Agenda diária
    • Configuração padrão da semana
    • Configuração de exceção por dia
    • Gestão de log de alteração de compromissos
    • Disponibilidade
    • Mapa de salas – visão macro (Exemplo: Salas de Ultrassom x Horários).
    • Avisos e comentários para uma determinada data
    • Controle de heparinização
    • Controle de chegada e “em consulta”
    • Controle de primeira vez
    • Controle de paciente com compromisso no dia.
    • Controle de limite de compromissos, regras de permissão para encaixe
    • Agenda Cirúrgica
    • Agenda Quimioterápica
    • Agenda de Terapias
    • Follow-Up
    • Plano de Agenda
    • Programação de Dias
    • Programação de Padrões Semanais
    • Programação de Horários Por Acomodação
    • Cadastros de Status dos Agendamentos
  2. Agenda centralizada
    • Agenda eletrônica – central de agendamento de exames (SADT)
  3. Salas
    • Definição de tipo de sala
    • Segurança de acesso sala x usuário (regras de acesso)
    • Consultórios clínicos, quimioterápicos, radioterápicos, exames SADT, salas de revisão.
  4. Relatórios
    • Agenda dia
    • Agenda cronológica
    • Agenda por Paciente
    • Listagem de Pacientes e Salas
    • Agenda por profissional
    • Agenda resumo por tipo de sala (mercado, chegou e atendido)
    • Quantificação de atraso – espera.
    • Estatísticas

Módulo de Suprimentos, Controle de estoque

  1. Estoque
    • Arquitetura para múltiplos estoques
    • Parâmetros de estoque: Nível potencial, estoque de segurança, consumo médio, ABC, XYZ
    • Estoque Central e Satélite
    • Gestão de preços – PMF (preço médio fiscal), PMG (preço médio gerencial) e PMU (preço médico único no mês)
    • Cadastro de medicamentos e materiais
    • Classificação por tipo, grupo e subgrupo (TGS)
    • Rastreabilidade de lotes e suas validades
    • Vínculo com Brasíndice e SIMPRO
    • Habilitar e desabilitar fornecedores
    • Integração Bioanexo
    • Controle e segurança de modificação de registros passados.
  2. Gestão de compras
    • Solicitação de compras: automática ou manual, envio de e-mail a central de forma automatizada
    • Cotação: produtos solicitados, fornecedores, automatização geração de pedido de compra automático
    • Pedido de compra integrado com financeiro (contas à pagar)
  3. Gestão de Suprimentos
    • Entrega (Controle de entregas pendentes e gestão de fabricantes e lotes)
    • Quebra (Perdas)
    • Solicitação de Transferência
    • Transferência
    • Consumo (Por paciente e por centro de custo)
    • Inventário
    • Quebra (Perdas)
    • Solicitação de Estorno
    • Estorno (manual ou por código de barras)
    • Reposição de estoque. Central (gera solicitação de compras automaticamente administrando o estoque virtual). Satélite (gera solicitação de transferência automaticamente). Processo automático por ponto de reposição
    • Série histórica (compras, fornecedores, entregas, preços e descontos, últimas compras em cotação)
    • Analisador de insumo
    • Analisador de suprimentos (insumos com estoque abaixo do estoque de segurança, insumos x validade de vencimento, visão do que está sendo comprado, entregas previstas, compras e entregas parciais, solicitações de compras sem cotação e cotações em aberto).
    • Relatório de Estoque on-line
    • Relatório de consumo por centro de custo e por paciente.
    • Relatório de curva ABC
    • Relatório de extrato de movimentação de item (sequência temporal de acontecimentos por hora, usuário e operação realizada com rastreabilidade).
    • Relatório de posição de estoque analítica e contábil
    • Relatório de rastreamento de lotes e pacientes
    • Relatório de rentabilidade material – medicamento.
    • Relatório comparativo de solicitado e dispensado.
    • Relatório de rentabilidade de quimioterapia, paciente ciclo – dia.

Módulo de Farmácia

  1. Gestão
    • Gestão de estoques
    • Gestão de medicação, interações e dosagem
    • Controle de produção
    • Emissão de etiquetas de quimioterápicos: pulseira, bolsas e doses.
    • Produção de Quimioterápicos: otimizando doses, inclusão de kits e controlando lotes a serem dispensados
    • Automação e gestão de dispensação de quimioterápicos por código de barras
    • Gestão de quimioterápicos produzidos, não produzidos ou parcialmente produzidos.
    • Controle de consumo de medicamentos – Portaria 344.

Módulo Checagem Pulseira Paciente X Bolsa QT

  1. Pulseira Paciente
    1. Identificação do paciente e identificação da bolsa X tempo da quimioterapia

Módulo Controle de Estabilidade

  1. Controle de Estabilidade
    1. Controle da estabilidade do fármaco
    2. Manipulação do lote em uso

Módulo Manipulação de Insumos

  1. Criação de novo insumo
  2. Criação de novo lote com recalculo automático da data de validade
  3. Utilização do insumo criado em outros partes do sistema
  4. Fabricante é a própria entidade
  5. Relatório de manipulações

Módulo Aprazamento e produção de medicamentos

Módulo Faturamento

Módulo Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

  1. PEP
    • Evolução clínica e internação configurável
    • Antecedente configurável
    • Medicação em uso “no lar”
    • Exame físico configurável
    • Impressão Médica e Conduta
    • Encaminhamento
    • Sinais Vitais
    • Integração Médico – Enfermagem
  2. Diagnóstico
    • Multidiagnóstico: CID10, CID-M, CID-O
    • Toxicidade (CCT – Critérios Comuns de Toxicidade)
    • Estadiamento adulto padrão UICC/AJCC
    • Diagnóstico oncopediátrico (como Cure4Kids)
  3. Segurança
    • Segurança de acesso ao PEP
    • Restrição de alteração após assinatura médica
    • XML dual para certificação
  4. Relatórios
    • Prontuário
    • Emissão de receitas, atestados e internações
    • Solicitação de Exames
    • Resultado de Exames: Manual, Automático e Integrado ao PEP.
    • Pesquisador inteligente (fonético). Por diagnóstico, medicamento, protocolo – tratamento.
  5. Prontuário de Imagens
    • Captura de Imagens JPEG
    • Interface PACS (Philips, projeto especial)
    • Mosaico de Imagens
    • Captura e armazenamento de quaisquer tipos de documentos.
  6. Solicitação de Exames complementares (SADT)
    • Exames análises clínicas
    • Exames de diagnóstico por imagem
    • Exames especiais (não LAB, não RAD).
  7. Oftalmologia
    • Acuidade Visual
    • Reflexos pupilares
    • Motilidade Ocular Extrínseca
    • Exame ocular externo e biomicroscopia
    • P.I.O.
    • Oftalmoscopia
    • Escavação – Vertical, Horizontal
  8. Tipo de lente de contato
    • Pedido
    • Tipo de lente
    • Fornecedor
    • Valor da lente
  9. Outros
    • Resultados e laudos com sistema de segurança
    • Possibilidade de interface com equipamentos de análises clínicas
    • Possibilidade de interface DICOM
  10. Multiprofissional
    • Gestor de terapias (QT x Farmácia x Enfermagem)
    • Prontuário eletrônico da enfermagem
    • Prontuário eletrônico multiprofissional
  1. Banco de Sangue
    • Registro do Doador
    • Recepção e triagem
    • Conferência da coleta por código de barras
    • Coleta e intercorrência
    • Sorologia
    • Liberação
    • Transformação – irradiada, lavada, filtrada
    • Transferência
    • Descarte
    • Histórico da Bolsa
    • Fracionamento (aliquotagem)
    • Estoque de Hemocomponentes
  2. Agência Transfusional
    • Solicitação de Hemocomponentes
    • Integração com solicitação de cirurgia
    • Recepção e triagem
    • Imunofenotipagem
    • Teste de compatibilidade
    • Transfusão
  3. Relatórios
    • Relatórios de movimentação doação e transfusão.
    • HEMOPROD

Módulo de Banco de Sangue e Agência Transfusional

Módulo de Banco de Tecidos e Ossos

  1. Solicitação
    • Ortopedia
    • Odontologia
  2. Processamento
  3. Captação
  4. Gestão do Estoque
    • Armazenamento
    • Por tipo de tecido
    • Estoque On-line
    • Processo por código de barras
    • Histórico do tecido (rastreabilidade)
    • Processamento II (Aliquotagem e Poll)
    • Inventário
    • Descarte com boleto de SVO
  5. Processo de envio do tecido
    • Reserva
    • Dispensação
    • Transplante
    • Declaração de Reações adversas
    • Declaração de não conformidades
  6. Fila de transplante (Ortopedia)
    • Por grupos cirúrgicos (quadril, ombro, joelho, etc.)
    • Por tipo de tecido

Módulo de Prescrições

  1. Prescrição ambulatorial
    • Prescrição de agudos e crônicos
    • Auxílio de medicamentos mais utilizados pelo médico
  2. Prescrição internado
    • Tipo de prescrições: Internado, Hospital dia, PS, Pré e Pós internação.
    • Dieta
    • Sinais vitais
    • Intravenosa
    • Medicamentosa
    • Formulações
    • Nutrição Parenteral
    • Avisos de enfermagem
    • Cópia de prescrição (com segurança e considerando tempos de CCIH)
    • Padronização de fármacos e seu controle
    • Padronização de horários
    • Cálculo automático de doses por KG, SC e outros.
    • Interação medicamentosa
    • Bloqueio de medicação
    • Tempo e dosagem
    • CCIH
    • Reações Adversas
    • Informações sobre fármacos
    • Relatórios
      • Doses individualizadas ou unitárias, controle de posto, paciente, leito, estéril, não estéril, tipo de medicamento e horário
      • Produção intravenosa
      • Produção de nutrição parenteral
      • Produção de formulações
      • Mapa de CCIH
      • Mapa de medicamentos com prescrição alterada
      • Mapa de dietas

Módulo de Centro Cirúrgico

  1. Solicitação de cirurgia
  2. Solicitação de Hemocomponentes
  3. Agenda cirúrgica
  4. Gestão de autorizações
  5. Guia internação
  6. Painel cirúrgico
  7. Cobrança de equipamentos

Módulo SADT

  1. Gestor de exames realizados, assinados e coletados
  2. LIS – Laboratório
    • Solicitação de exames
    • Coleta
    • Recebimento de amostras
    • Produção e interface
    • Resultados
    • Laudário
    • Assinatura
    • Gestão de produção LIS
    • Interface com equipamentos – contratação à parte
  3. DI – Diagnóstico por imagem
    • Solicitação de exames
    • Ficha de trabalho do técnico
    • Ficha de trabalho do médico do laudo
    • Laudário – com interface DICOM e PACS
    • Dicionário de dados
    • Assinatura
    • Gestão de Produção DI
    • PACS – com contratação à parte

Módulo OPME – Órteses, Próteses e Materiais Especiais

  1. Estoque com controle de série
  2. Relatórios
  3. Integração com AIH
  4. Integração com Faturamento privado

Módulo Financeiro

  1. Controle por entidade
  2. Acesso restrito
  3. Controle de contas correntes
  4. Contas a Pagar
  5. Contas a Receber
  6. Outros
    • Gestão de emissão de cheques
    • Movimentação interbancária (transferência entre contas)
    • Autorização de pagamentos
    • Conciliação bancária
    • Fechamento mensal de saldos
    • Posição de Conta – corrente
    • Gestão de duplicatas
    • Gestão de Fornecedores
    • Controle orçamentário
    • Gestão de contas
    • Mapa de RPS (Recibo Provisório de Serviços)
  7. Relatórios
    • Cronológico com diversos filtros
    • Por Fornecedor
    • Duplicatas
    • Fluxo de caixa
    • Fluxo gerencial

Módulo de Controle de Acessos de Visitantes

  1. Cadastro de Visitantes
  2. Controle de acesso de visitantes, acompanhantes, fornecedores, administrativo, prestadores de serviço e outros.
  3. Controle do tempo de permanência.
  4. Controle de destino do visitante
  5. Emissão de crachá com código de barras.
  6. Baixa ou encerramento do acesso por código de barras ou manual.
  7. Relatório analítico de visitantes (controles em aberto ou fechado, por paciente, por empresa, por perfil e etc.).

Módulos Especiais

  1. Estatística
    • Estatística gerencial: agenda, procedimentos, exames (SADT), prescrição internado – visão teórica de prescrição por medicamento, estatísticas de ocupação – somente para hospitais (internação)
    • Epidemiológico – distribuição de patologias por CID
    • Produção Ambulatorial
    • Censo Hospitalar
    • Produção Médica: por agenda ou por prontuário (PEP)