Centro Cirúrgico

Para iniciar o módulo de centro cirúrgico o usuário deverá primeiramente configurar o tipo de sala.

Para acessar a tela “Tipo de Sala” é necessário seguir os passos abaixo pelo menu lateral:

Pasta Agendamento

Na tela de Tipo de Sala, o usuário deverá realizar o cadastro da seguinte forma:

1º Código: Inserir um código do cadastro da sala

2º Descrição: Inserir a descrição com o nome da sala

3º C de Custo: Vincular o centro de custo a sala que está sendo cadastrada

4º Marcar a opção Cirúrgica/Procedimento

Para finalizar, é necessário clicar no botão “Salvar” na parte superior da tela.

Após realizar o cadastro do “Tipo de sala”, é necessário realizar o ”cadastro de Sala

Para acessar a tela “Cadastro de Sala” é necessário seguir os passos abaixo pelo menu lateral:

Pasta Agendamento

Para realizar o Cadastro de Sala, o usuário deverá realizar da seguinte forma:

  1. Tipo: Selecionar o Tipo de Sala cadastrado
  2. Código: Inserir o código da sala e o número
  3. Cód. Cross: Inserir o Código Cross
  4. Descrição: Digitar o nome da sala
  5. Usuário: Vincular o usuário que está criando a sala
  6. Marcar as opções desejadas que pertencem ao cadastro da sala.
  7. Horários Vagos: Marcar qual das 3 opções deverá aparecer na agenda.
  8. Encaixes da programação: Marcas as opções em caso de encaixe na agenda.
  9. Recepção automática: Vincular o posto de enfermagem, motivo da Vinda e local de atendimento referente a sala cadastrada.

Para finalizar, é necessário clicar no botão “Salvar” na parte superior da tela.

Após realizar o cadastro do “Cadastro de sala”, é necessário realizar a ”Programação de Padrão Semanal”

Para acessar a tela “Programação de Padrão Semanal” é necessário seguir os passos abaixo pelo menu lateral:

Pasta Agendamento

Programação de padrão semanal

Nesta tela, será cadastrado a programação de horário e dia das agendas

  1. Sala: Selecionar a Sala que será realizada a programação.
  2. Dia da semana: Selecionar o dia da semana que será realizada a programação
  3. Horário: Inserir o horário inicial e horário final da agenda
  4. Intervalo: Inserir o Intervalo entre as consultas
  5. Limite da Agenda: definir a quantidade limite de agendamentos do dia.

Para finalizar, é necessário clicar no botão “Salvar” na parte superior da tela.

Importante: Caso o usuário deseje replicar este cadastro para os demais dias da semana, é necessário clicar no botão “Copiar p/ Dias” e seguir os passos indicados pelo sistema.

Após realizar o cadastro da “Programação de Padrão Semanal”, é necessário realizar o ”Direito das Agendas”

Para acessar a tela “Direito das Agendas” é necessário seguir os passos abaixo pelo menu lateral:

Agendamento

Direitos das Agendas

Nesta tela, será liberado o acesso e direito das agendas aos usuários.

  1. Sala: Selecionar o tipo e a sala que será liberado o direito de acesso
  2. Centro de custo: Este campo pé referente ao centro de custo que o usuário faz parte, uma vez selecionado o centro de custo, no campo usuário (4), estará listado todos os profissionais que pertencem ao centro de custo selecionado.
  3. Informar os direitos do usuário:

Acessar: Esta opção dá o direito ao usuário acessar a agenda

Escrever: Esta opção dá direito ao usuário escrever na agenda, ou seja, realizar agendamento e inserir observações.

Eliminar: Esta opção dá direito ao usuário eliminar registros da agenda

Configurador geral

Após realizar o cadastro a liberação dos usuários no “Direito das Agendas”, é necessário realizar a configuração no ”Configurador Geral”

Para acessar a tela “Configurador Geral” é necessário seguir os passos abaixo pelo menu lateral:

Acesso

Após acessar o Configurador Geral, o usuário deverá clicar no menu lateral, pasta Agenda.

– Definir o Status Padrão

– Prazo Mínio para agendamento de eletivas: Define a quantidade de cirurgias a ser realizada.

– Permitir agendar procedimentos sem solicitação cirúrgica:

Esta opção se estiver marcada, vai permitir agendar procedimentos sem solicitação.

Uma vez desmarcada esta opção, o médico deverá fazer uma solicitação cirúrgica para poder agendar o paciente.

Agenda

Para acessar a tela da Agenda de Cirurgias,é necessário seguir os passos abaixo pelo menu lateral:

Agendamento

Agendando um paciente

  1. Local e Sala: Selecionar o local e sala onde será realizado o agendamento do paciente
  2. Data: Definir a data do agendamento
  3. Hora Inicial e Hora Final: Definir o horário inicial e horário final do agendamento. Basta selecionar no grid da agenda o horário.
  4. Paciente: Localizar o paciente a ser agendado
  5. Nome Social: Sistema informa automaticamente desde que esteja preenchido no cadastro do paciente.
  6. Status: Definir o status do agendamento
  7. Convênio: Selecionar o convênio do paciente
  8. Méd. Solic: Informar o médico solicitante

Clicar no botão Salvar na parte superior da tela conforma mostra a figura abaixo

Após clicar em Salvar, abre a tela abaixo onde o usuário deverá seguir os passos abaixo:

  1. Botão (?) pesquisar: Nele, o usuário deverá clicar, em seguida selecionar o procedimento a ser agendado
  2. Adicionar: Clicar no botão adicionar para incluir o procedimento
  3. Botão OK: Clicar neste botão para agendar o procedimento.

Após clicar em OK, nota-se na figura abaixo que o paciente foi agendado no horário informado.

Equipe: Ao clicar no botão equipe, o sistema abrirá a tela a seguir para o usuário incluir a equipe que realizará o procedimento.

Equipe:

  1. Cirurgião: Clicar no botão (?) pesquisar e incluir o nome do Médico Cirurgião
  2. Anestesista: Clicar no botão (?) pesquisar e incluir o nome do Médico anestesista
  3. Clicar no botão voltar para retornar a tela de agendamento.

Na figa abaixo, nota-se que após inserir o médico Cirurgião e Anestesista, o sistema automaticamente preenche os campos conforme mostra a seguir

Recepcionando um paciente:

Para recepcionar um paciente, o usuário deverá clicar no botão indicado pela seta abaixo, automaticamente o sistema registra o horário que o paciente chegou.

Gestão de Cirurgia

Para abrir a Gestão de Cirurgia, o usuário deverá clicar no botão “Gestão Cirúrgica” conforme figura abaixo.

Gestão de Cirurgia

– Procedimento Principal: O usuário deverá conferir os dados e em seguida clicar no botão assinar.

Observação: Uma vez assinado as informações não poderão ser alteradas

– Cancelamento: Caso haja cancelamento da cirurgia, será necessário preencher os dados do cancelamento, em seguida clicar em gravar cancelamento.

Observação: Ao gravar o cancelamento, as demais funcionalidades ficarão desabilitadas.

Botão Check List: Localizado na parte inferior esquerda da tela. Ao clicar, o sistema abrirá a tela a seguir.

Procedimento Seguro

Nesta tela o usuário deverá conferir os dados do paciente, em seguida selecionar os aparelhos utilizados na cirurgia, para finalizar clicar no botão “Salvar dados do Procedimento”

Check List

Sign In – Trata-se das perguntas relacionadas ao início da cirurgia, estas perguntas o profissional deverá selecionar a opção que se enquadra a resposta e por fim clicar no botão assinar.

Sign Out – Trata-se das perguntas relacionadas ao fim da cirurgia, estas perguntas o profissional deverá selecionar a opção que se enquadra a resposta e por fim clicar no botão assinar.

Observação: Uma vez assinado, as informações não poderão ser alteradas

Assim que for assinado conforme mostrado na tela acima, o sistema registrará os horários no campo em vermelho na figura abaixo.

Em seguida é necessário clicar no botão Procedimento adicional

Procedimentos Adicionais

Clicar no botão Incluir procedimento, em seguida o usuário deverá localizar o procedimento e clicar no botão assinar.

Importante: Uma vez assinado não poderão ser realizadas alterações.

Equipamentos

Ao clicar neste botão, o usuário será direcionado a tela a seguir.

Nesta tela, o usuário deverá selecionar os equipamentos utilizados e clicar no botão verde conforme seta indicativa abaixo.

Em seguida é necessário clicar no botão assinar

Importante: Uma vez assinado não poderão ser realizadas alterações.

Consumo por Paciente

Ao clicar neste botão, o usuário será direcionado a tela a seguir.

Consumo por Paciente

Nesta tela o usuário deverá informar os insumos que foram consumidos pelo paciente:

  1. C.C. Solicitante: Selecionar o centro de custo solicitante
  2. C.C. Dispensador: Selecionar o centro de custo que estará dispensando os insumos
  3. Clicar no Botão (?) para localizar o insumo a ser dispensado.
  4. Estoque: Selecionar o estoque
  5. Lote: selecionar o lote do insumo
  6. Consumido: informar a quantidade a ser consumida
  7. Salvar: Clicar no botão Salvar
  8. Para inserir um novo insumo a ser consumido, o usuário deverá clicar neste botão.

Biópsia

Ao clicar neste botão, o usuário será direcionado a tela a seguir.

Coleta de Biópsia/Anátomo/Citológico

Nesta tela o usuário deverá preencher os campos a seguir:

– Data da solicitação

– CID: Informar o CID

– Parecer Clínico: Informar o parecer clinico (campo digitável)

– Observação: Informar a observação (campo digitável)

Em seguida deverá clicar no botão salvar na parte superior da tela.

Serviço

Após salvar, o usuário deverá inserir os serviços no campo abaixo, clicando no botão (?) para localizar o serviço e no botão salvar, para inserir um novo serviço o usuário deverá clicar no botão (+) e repetir o procedimento.

Região do Corpo

Região: Definir a região do corpo

Tipo Amostra: Definir o tipo de Amostra

Clicar no botão salvar, para inserir um novo serviço o usuário deverá clicar no botão (+) e repetir o procedimento.

Para imprimir o relatório, é necessário clicar na impressora conforme figura abaixo

Para finalizar a Gestão de Cirurgia o profissional deverá:

– Salvar: Clicar no botão Salvar

– Encerrar cirurgia: clicar no botão para encerrar a cirurgia, após clicar neste botão o sistema apresenta uma mensagem para confirmar o encerramento da cirurgia.

Ao confirmar nenhuma das informações poderá ser alterada.

Modelo de relatório impresso de gestão de cirurgia.