Cadastro de pacientes (Simplificado e Completo)

1.   Tela Inicial

         Logo após o Login chega-se à tela inicial. Nela deve-se localizar o paciente pelo seu RH (registro), ou acessar a Pesquisa de Paciente para sua localização. Uma vez localizado pode-se ler a Ficha do Paciente, ou cadastrar um novo paciente acessando os botões Simplificado e Completo. Com o paciente localizado também pode-se navegar pelos módulos do Sistema.

2.   Sobre o RH – Registro Hospitalar do Paciente

O cadastro do paciente é basicamente a primeira operação para inclusão de dados no sistema, pois para executar ações nos diversos programas é necessário deste cadastro. Dados obrigatórios para execução deste cadastro são os campos Nome, Sobrenome, Nascimento e Sexo.  Em casos de pacientes SUS o sistema avisa se algum campo obrigatório para o preenchimento de documentos SUS está em branco (Nome da Mãe, Endereço completo, CPF, Cartão SUS e Naturalidade).

Cada paciente cadastrado receberá um RH (Registro Hospitalar) automático do sistema, e caso este paciente passe por consulta efetiva oncológica receberá o RH Onco também automático.

Para adicionar novo paciente insira todos os dados utilizando os botões e teclas de atalho descritas no inicio do manual.

Todo Paciente deve ter um código único, que pode ser criado automaticamente pelo Infoclinic ou ser lido de uma base de dados. Caso se esteja inserindo um novo Paciente é desejável procurá-lo por nome e sobrenome. Deve-se ter certeza que este não é um homônimo (quando o usuário esta cadastrando um novo paciente e digita nome e data de nascimento que coincidem com outro paciente, aparecerá uma tela perguntando se este paciente já existe?), certificando-se na planilha através dos campos da data de nascimento, telefone ou outros dados cadastrais.

3.   Abas do Cadastro

         O Cadastro do Paciente completo é a soma de todas as informações das abas abaixo:

4.   Cadastro de Paciente

Para adicionar novo paciente insira todos os dados utilizando os botões e teclas de atalho descritas no inicio do manual.

Todo Paciente deve ter um código único, que pode ser criado automaticamente pelo Infoclinic ou ser lido de uma base de dados. Caso se esteja inserindo um novo Paciente é desejável procurá-lo por nome e sobrenome. Deve-se ter certeza que este não é um homônimo (quando o usuário esta cadastrando um novo paciente e digita nome e data de nascimento que coincidem com outro paciente, aparecerá uma tela perguntando se este paciente já existe?), certificando-se na planilha através dos campos da data de nascimento, telefone ou outros dados cadastrais.

Os registros devem seguir um padrão de digitação para garantir a qualidade e a estética das informações. Sugerimos o seguinte padrão:

5.   Responsável

O nome da mãe é um dado importante para enviar documentos ao SUS, os outros campos são optativos o seu preenchimento.

Para adicionar novo responsável insira todos os dados utilizando os botões e teclas de atalho descritas no inicio do manual.

6.   Complemento

A naturalidade do paciente é um dado importante para enviar documentos ao SUS, os outros campos são optativos o seu preenchimento.

Insira todos os dados utilizando os botões e teclas de atalho descritas no inicio do manual.

7.   Contato

O endereço completo do paciente é um dado importante para enviar documentos ao SUS, os outros campos são optativos o seu preenchimento.

Para adicionar novo endereço insira todos os dados utilizando os botões e teclas de atalho descritas no inicio do manual.

8.   Documento

O CPF do paciente é um dado importante para enviar documentos ao SUS, os outros campos são optativos o seu preenchimento.

Para adicionar novo documento insira todos os dados utilizando os botões e teclas de atalho descritas no inicio do manual.

9.   Convênios

Para adicionar novo convênio insira todos os dados utilizando os botões e teclas de atalho descritas no inicio do manual. Um paciente pode ter quantos convênios desejar.

No caso do “Convênio” ser o SUS, o Cartão SUS do paciente é um dado importante para controle e envio ao SUS, já os outros campos são optativos o seu preenchimento.

10.   Indicação

O Médico que encaminhou o paciente ao hospital é um dado importante para estatísticas do Hospital e constar no relatório de termo de responsabilidade, estes campos são optativos os seus preenchimentos.

Insira todos os dados utilizando os botões e teclas de atalho descritas no inicio do manual.

11.   Sócio Econômico

Os dados Sócios Econômicos do paciente são importantes para se ter estatísticas do atendimento do Hospital, estes campos são optativos o seu preenchimento.

Insira todos os dados utilizando os botões e teclas de atalho descritas no inicio do manual.

12.   Cadastro de Paciente Simplificado

O cadastro simplificado do paciente é basicamente para consulta ou inclusão rápida de dados ou de pacientes, apenas com dados principais deste.