Cadastro de Exames de Análises Clínicas
Ao cadastrar um exame ele se torna, automaticamente, um SERVIÇO. Ou seja, vincula-se a tabelas comerciais e pode ser faturado através de processos de cobertura.
O exame pode se macro ou item, depender de sexo, tem uma descrição, uma ordem de aparecimento se desejado na grade de itens de um exame macro. Um exame tem que pertencer a um único setor e pode exigir BPA Individualizada (se SUS). Tem uma unidade de medida (mg/ml, mmol/dl, etc) e se for seriado terá um grupo (como série vermelha, branca, etc).
Para acessar clique no menu lateral, cadastro, SADT, Exames de Análise Clínicas.
No cadastro de exames de análises clínicas aparece as seguintes opções:
Há exames itens (como Sódio, Potássio, Cálcio etc.) e exames macro (como Hemograma, Urina, Bilirrubina etc.). O exame macro congrega vários itens e sua solicitação faz com que todos seus itens sejam pedidos simultaneamente e viram os resultados de cada item. Ou seja, se todos os itens vierem com resultados normais os exames será dado como normal, ao contrário como alterado.
E se desejarmos dois tipos de Hemograma, um simples e um completo? É simples, crie dois exames macros e os disponibilize para a solicitação. Dentro de cada um defina o que eles devem conter.
Na especialidade médica devem-se definir os quatro cabeçalhos que aparecem como as quatro possibilidades, aqui em particular, para Pediatria temos Bioquímica, Hematologia, Sorologia e Outros.
Defina e especialidade e mova os campos para a direita. Os exames na caixa da direita serão apresentados na tela de solicitação de exames. Mas, se um exame não constar da solicitação de exames, o que fazer? É simples, se for um exame muito utilizado configure-o aqui. Caso contrário há o botão <outros exames> em solicitação de exames.
Repare que há dois botões <para cima> e <para baixo> que organizam a ordem de aparecimento dos botões na solicitação.
Defina o tipo de sala que os exames devem pertencer. No caso do LIS a maioria seria a sala de coleta. Isto servirá para a organização da central de Agendamento Eletrônico.
Tipo de relatório tem a ver com a emissão de guias para entidades anexas. Na solicitação de exames pode-se enviar para Guias Internas, externa ou de entidades anexas. No terceiro caso pode-se customizar relatórios de guias para cada tipo de relatório. Já código próprio é o código que pode aparecer para a entidade anexa (só pode existir uma entidade anexa que seria um Hospital Central num conjunto hospitalar).
Coleta: validade em dias (campo ainda não utilizado).
Espessura, símbolo e cor referem-se aos atributos que o sistema apresenta nos gráficos de resultados.
Para vincular a metodologia com o exame, basta clicar no botão Pesquisar (?) e digitar o nome da metodologia, em seguida clique em OK.
Ao exibir a metodologia selecionada na tela, basta clicar no botão inserir .
Para cada metodologia pode se definir quantas faixas etárias desejarem.
Para cada faixa etária define-se a reposta é String, Sim ou Não ou Numérico e sua dependência por sexo (masculino, feminino ou ambos). Neste momento, o LIS liberará os limites superiores e inferiores de cada faixa.
Desta forma, podem-se criar várias faixas, por sexo para um Hemograma (exemplo particular) indo de neonatal até geriatria.
Para cadastrar uma faixa etária clique no botão < + > na parte superior acima do grid “listas de faixas etárias” e clique na seta para escolher a metodologia que foi incluída no exame na aba anterior. Em seguida digite a descrição da faixa etária como no exemplo: “Até 8 dias”.
Em “idade até” digite o número que é em relacionado ao período da faixa etária para o exame. No exemplo está sendo cadastrado uma faixa etária que vai de 0 até 8 anos, então digite 8 para indicar o ano limite para idade.
No limite pode cadastrar o tipo de resultado. No Tipo existe 3 opções de resultado. São:
Após colocar o tipo de resultado, escolha o gênero do paciente. Em seguida defina os valores para o gênero escolhido.
Nesta aba define-se a Instrução de Preparo (para o paciente) e a Instrução de Ficha de Trabalho para o profissional.
Também se define se este exame é realizado na entidade para fim de controle de cobertura. Por fim deve-se definir se colhem amostras, número de amostras (p.ex., para curva de glicemia) e se tem exportação para a interface digital.
Neste módulo definem-se os prestadores de serviço, possíveis, para envio de guias em seu nome.