Atendimento Obstétrico – Acolhimento

1.  Introdução

Este documento auxilia o usuário nos preenchimento do acolhimento obstétrico realizado no sistema IGH

Mapa de Atendimento

Através do mapa de atendimento é possível, tanto a enfermagem, quanto os médicos visualizerem os pacientes que estão aguardando o atendimento.

O Acolhimento (primeiro atendimento) é feito pelo setor de enfermagem, o usuário deverá clicar sobre o nome do paciente, em seguida clicar no botão acolhimento conforme figura abaixo.

Ao abrir a tela de acolhimento, o usuário deverá preencher com os dados referente ao atendimento que está sendo realizado.

Na parte superior da tela, o sistema carrega automaticamente as informações do paciente.

Em seguida, deverá selecionar:

– Condições de chegada na unidade.

– Preencher História e queixa Atual.

– Medicamentos em uso.

Campo Pré Natal

Caso a paciente seja gestante, marcar a opção (Gestante), pois assim o sistema permite habilitar as opções subsequentes para preencher , são elas:

– Perda de líquido

– Sangramento vaginal
– Dinâmica Uterina

– Aspecto Líquido

– Dor Abdominal

– Unidade Pré Natal (selecionar as unidades que estão cadastradas no sistema), caso não tenha sido cadastrada, clicar no botão  para realizar o cadastro da unidade.

– D.U.M: (Data da última menstruação) após preencher, basta clicar na tecla TAB   do teclado, automaticamente o sistema calcula da D.P.P (Data provável do parto).

– U.S.S: neste campo será inserido a data do ultrassom e a quantidade de semanas e dias para comparação .
– Nº de consultas:

– Mês de inicio do pré Natal

– Uso de Drogas e Alergias

Para finalizar é necessário clicar em  (salvar)  para habilitar os sinais vitais.

Sinais Vitais

Nos campos abaixo, será necessário inserir os sinais vitais do paciente e selecionar a classificação de risco.

Observação: A Classificação de risco esta baseada no protocolo de Manchester.

Ao finalizar o preenchimento da tela, é necessário clicar em salvar .

Após o preenchimento da tela de acolhimento, o usuário deverá clicar na aba (Antecedentes Obstétricos) e inserir as informações abaixo.

Finalizando o atendimento.

O usuário responsável deverá clicar no botão (Assinatura do Profissional).

Após assinar, nenhuma das informações poderá ser alterada.

Importante: Na parte superior direita da tela, o sistema mantém registrado todos os atendimentos que foram realizados ao paciente.

Para imprimir o relatório, basta clicar na impressora na parte superior da tela.

Ao retornar ao mapa de atendimento, o usuário poderá ver a cor (conforme Protocolo de Manchester) e analisar o risco do paciente.

 Nota-se na figura abaixo que o sistema registra no grid o horário do inídio do acolhimento e fim.